CECEMM

Sobre o CECEMM Histórico Comissão Organizadora Manual do Congressista Pôster Digital

Sobre o CECEMM

Em sua 13ª edição, o Congresso dos Estudantes de Ciências e Engenharia de Materiais do MERCOSUL, CECEMM, chega pela primeira vez à cidade do Rio de Janeiro.

Idealizado por estudantes de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos, desde a sua primeira edição, em 1999, o congresso reúne estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia de Materiais e cursos ligados à Ciência dos Materiais do MERCOSUL.

Ao longo de doze bem-sucedidas edições, o CECEMM vem percorrendo alguns dos principais centros tecnológicos e acadêmicos do Brasil. Em 2011, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sediará o evento, a ser realizado de 23 a 30 de Julho no Campus da Ilha do Fundão, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Histórico CECEMM

O XIII CECEMM está sendo organizado por alunos graduandos de Engenharia de Materiais e de Engenharia Metalúrgica do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DMM) da Escola Politécnica da UFRJ.

Na qualidade de organizadores, os alunos responsáveis são apresentados à oportunidade única ao longo de suas graduações de desenvolver habilidades de enorme importância para seu crescimento profissional e humano, ao irem de encontro com desafios que as atividades de planejamento do evento oferecem, como contatos com empresas e profissionais, trabalho em equipe, obtenção e gerenciamento de recursos, cumprimento de prazos, entre outros.

Os alunos integrantes da Comissão Organizadora do XIII CECEMM contam com o apoio do Profº. Dilson Silva dos Santos do DMM, como Professor Coordenador do projeto, do Profº José da Rocha Miranda Pontes, como Coordenador Acadêmico de Graduação do DMM, do Profº. Luis Marcelo Marques Tavares, como Chefe do DMM, e do Profº Ericksson Rocha e Almendra, como Diretor da Escola Politécnica da UFRJ.

Objetivando a integração entre os estudantes da Ciência dos Materiais de diversas regiões do MERCOSUL e visando possibilitar o intercâmbio cultural e acadêmico, o evento promoverá visitas técnicas ás indústrias próximas à sede, palestras e mini-cursos, debates e feiras de empresas, que permitirão ao congressista uma visão prática dos conceitos aplicados em sala de aula, enriquecendo ainda mais a formação acadêmica dos alunos participantes.

Em paralelo, serão promovidos o Encontro Nacional de Empresas Juniores de Engenharia de Materiais – ENEJUM e o Encontro de Centros Acadêmicos de Engenharia de Materiais – ENCAMA.